Licensa

20/01/2012

LEI Nº. 11.645 de 10 de março de 2008 – que trata da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Percebemos que alguns professores não conseguem diferenciar e ter clareza dos seguintes conceitos que utilizamos cotidianamente: (muitos utilizam de forma inapropriada ou sem saber exatamente o real significado). Muitos questionam o que é correto falar: preto ou negro, como se define a raça: pela cor da pele, pelos traços, descendência, etc. São muitas as dúvidas e devido a isso muitos deles eles preferem nem arriscar a trabalhar... 
- Afro-brasileiro e afro-descendente 
- Discriminação
- Estereótipo
- Estigma
- Marginalização
- Mulato
- Negro
- Preconceito
- Preto
- Racismo
Pelas nossas pesquisas sobre o assunto, percebemos que também não estava claro para o grupo “a questão histórica da escravidão e que seria preciso, ir desmistificando olhares, (pré) conceitos e compreensões”.
Muitas pessoas ignoram a diferença entre o processo de dominação servil na África e o da escravidão existente nas Américas. (inclusive alguns professores e isso têm influência na forma como eles abordam ou não a temática com os alunos).
Alem de discutir todas essas questões Sugerimos também uma lista de livros para crianças com protagonistas negros, (que podem e devem ser trabalhados) isso porque muitos livros apresentam personagens negros, mas queremos destacar, aquelas obras que colocam o negro como protagonista da história. 
- Menina Bonita do Laço de Fita 
- Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném 
- Tudo Bem Ser Diferente 
- O Menino Marrom 
- Diversidade 
- Chuva de manga (entre muitos outros)
O site "A cor da Cultura" foi uma rica fonte de inspiração, de aprofundamento  teórico e coleta de materiais para o trabalho com as crianças e com os educadores. 
Nele você encontra artigos, notícias, informações sobre o projeto, Kit a Cor da Cultura, entrevistas e muito mais. 

Heróis de todo o mundo - Uma série de interprogramas que quer mostrar ao público comum que aqui mesmo, no Brasil, existem Heróis. (Ao todo são 30 personalidades diferentes que o professor pode levar seus alunos a conhecer e, sobretudo, respeitar e valorizar)

Livros animados - Se você quiser ouvir histórias como a da Menina Bonita do Laço de Fita, é só ligar a TV no Canal Futura. (Podemos encontrar também os livros: Ana e Ana e Bichos da África).
O livro conta a história da amizade entre duas crianças no tempo da escravidão. A amizade torna-se a força para que ambos, a partir de suas realidades sociais, lutassem contra a servidão.
Nota 10 - Cinco episódios com experiências, bem sucedidas, em que a palavra de ordem é DIFERENÇA.
1 - Africa no currículo escolar, 2 - material didático, 3 -Igualdade de tratamento e oportunidades, 4 - corpo, 5 - religiosidade e cultura, 6 - educação infantil, entre outros.
Ação - O programa Ação mostra a iniciativa de pessoas, a maioria anônima, que arregaçam as mangas pelo bem do próximo.
Programas sobre a Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Mulheres (entre outros).
Trabalhamos também com músicas africanas
Cultura afro-brasileira: 
Cultura Africana
Mojubá - As religiões do mundo tentam explicar os mistérios da vida: de onde viemos? Para onde vamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário