Licensa

22/01/2012

DISCIPLINA NA ESCOLA

Qual juventude está sendo preparada para o futuro brasileiro? 
Um estudo conduzido pela UNESCO afirma que 32 milhões de brasileiros de 15 a 24 anos estão em situação de risco social e são vítimas ou autores potenciais de violência.
Porque a maioria das escolas silenciam sobre a questão ética? 
É tarefa da escola trabalhar com a questão dos valores? 
A crise de valores na sociedade é culpa da família? 
Falta-nos propostas de trabalho?
Como a escola formal pode contribuir para a formação ética dos indivíduos em nossa sociedade, isto é, como a educação pode assumir a sua exigência ética contemporaneamente?
Infelizmente, a escola não está conseguido desempenhar o seu papel na formação humana integral (moral, intelectual) dos educandos.
É possível pensar que o processo ensino-aprendizagem ocorra sem uma referência ética? 
Vivemos em uma época em que há um grande distanciamento entre a ética e a educação.
Se não há aprendizagem, em situações de conflito, o aluno deixa-se levar pelas emoções e pelos impulsos sem nenhuma reflexão prévia, o que conduz a respostas primitivas, tais como agredir, inibir-se para agir, esconder-se no ressentimento e outras respostas afins.
O que nos propomos é formar estudantes que saibam resolver os conflitos que lhes irão sendo apresentados, de maneira cada vez mais eficaz. 
Fazer com que o indivíduo que se forma, compreenda-se enquanto membro de uma comunidade, que assuma uma responsabilidade solidária com a comunidade (com o outro homem) e com a natureza.
O QUE É REGRA?
•A regra é mesmo necessária? 
•Em todas as situações que vivenciamos deve haver regras? 
•O que é princípio? 
•O que é mais importante: a regra ou o princípio?

A professora Ana Aragão, da Unicamp, relata e comenta três casos em que situações consideradas de indisciplina foram encaminhadas pela escola de maneira equivocada. 
O QUE É INDIGNAÇÃO?
•Há relação entre disciplina e indignação? 
•Indignação é um sentimento positivo ou negativo? 
•Como a escola deve lidar com esse sentimento?
SUGESTÕES DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL:
Flicts - Autor: Ziraldo - Editora Melhoramentos 
A Vida Íntima de Laura  - Autor: Clarice Lispector - Editora Rocco
O Pote Vazio - Autor: Demi - Editora Martins Fontes
A Terra dos Meninos Pelados - Autor: Graciliano Ramos - Editora Record
A Zeropéia - Autor: Betinho - Editora Salamandra
Lúcia Já-vou-indo - Autor: Maria Heloísa Penteado - Editora Ática
O Menino do Dedo Verde - Autor: Maurice Druon - Editora José Olympio
As coisas que a gente fala - Autor: Ruth Rocha - Editora Salamandra
Uma história de rabos presos - Autor: Ruth Rocha - Editora Salamandra
Declaração Universal dos Direitos Humanos - Autor: Ruth Rocha - Editora FTD
O livro da paz - Autor: Todd Parr - Editora Panda books
Diversidade - Autor: Tatiana Belinky -Editora Quinteto Editorial
Maria-vai-com-as-outras - Autor: Sylvia Orthof  - Editora Ática
TESTE DE RACISMO ENTRE CRIANÇAS
Os psicólogos americanos Mamie e Kenneth Clark fizeram esse teste acerca das raças em 1947. Recentemente foi feita uma nova pesquisa nos EUA e o resultado não mudou muito.
“As escolas não fazem uma educação moral, mas abusam das regras. A regra não diz nada. As escolas não conseguem obediência porque seus princípios não ficam claros”.
“Se a escola não tem um projeto de trabalho com educação moral, não tem do que se queixar”
IVES DE LA TAILLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário