Licensa

27/01/2012

Carta de um Sobrevivente de Guerra

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores: “Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas.”
Segunda Guerra Mundial, Campo de concentração de Auschwitz. 7 prisioneiros trabalhavam numa construção de um depósito, um desses homens era Albert Veissid. Um judeu francês, que sobreviveu graças a solidariedade de outros 6 poloneses. 
Em 2009, durante a reforma no prédio que foi depósito do campo e hoje é uma escola, foi encontrada uma garrafa com um bilhete escrito por Albert nos tempos em que era prisioneiro. No bilhete havia o nome dele e dos 6 poloneses e suas identidades. 
Veja mais informações no site: www.segundaguerra.org 
Soldado da SS confirma massacre de judeus e conta: matei porque eram judeus - sem remorso

4 comentários:

  1. Anônimo6.12.12

    Perfeito, nós professores deveríamos ter esta concepção. bjuss (jennifer)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar nosso blog!
      Estamos tentando conscientizar mais as pessoas sobre a importância e o valor da educação das crianças!
      Volte sempre!!!!
      Rose

      Excluir
  2. Oi, sou normalista e queria dizer que gostei muito do seu blog, querida diretora! Beijos! <3

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou normalista e queria dizer que gostei muito do seu blog! Beijos! <3

    ResponderExcluir